Home / Esporte / Esporte no Sesc: benefício para o corpo e para mente

Esporte no Sesc: benefício para o corpo e para mente

Para praticar qualquer uma das modalidades oferecidas pela Instituição em todo o Ceará, basta estar em dia com sua Carteira Sesc.

Todas as aulas acontecem em um complexo esportivo adequado para as necessidades de cada modalidade (Foto: Divulgação/Fecomércio)

Todas as aulas acontecem em um complexo esportivo adequado para as necessidades de cada modalidade (Foto: Divulgação/Fecomércio)

O Serviço Social do Comércio (Sesc) garante mais qualidade de vida ao trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, assim como à comunidade em geral, a Instituição oferece diversos serviços na área do esporte. São mais de 300 turmas nas Unidades Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu.

O público pode praticar modalidades esportivas como: natação, hidroginástica, ginástica, aerobike (ciclismo indoor), alongamento, funcional, voleibol, basquete, futsal, capoeira, karatê, judô, tai chi chuan, kung fu shaolin (boxe chinês), yoga e muitas outras.

Os exercícios contam com profissionais qualificados, atualização de metodologias e técnicas, além do acesso a atividades extras como caminhadas e aulões, que são referências para quem pratica alguma atividade no Sesc. Todas as aulas acontecem em um complexo esportivo adequado para as necessidades de cada modalidade.

O professor de Educação Física, Leonardo Gurgel, ministra aulas há 19 anos na Instituição em algumas modalidades, entre elas, a natação. Segundo ele, o exercício melhora o condicionamento físico de quem pratica, como, a capacidade de velocidade e de resistência. As atividades são realizadas no complexo aquático, com piscina da hidroginástica aquecida e coberta. “Muitos aqui aprenderam a nadar no Sesc. Eles começam aos três anos e temos alunos com mais de 80 anos”, destaca o professor.

De acordo com Leonardo Gurgel, os níveis de habilidade em natação são divididos em quatro etapas. Na primeira, o aluno aprende a nadar com o intuito de não se afogar. Na segunda, os exercícios são para aprender os nados crawl e costas. Na terceira etapa, mais uma atividade é apresentada, o nado peito. E, por último, além de todas essas habilidades de natação, o aluno aprende o nado borboleta.

Apesar das atividades utilizadas para beneficiar diretamente o corpo, a mente não é deixada de lado. No Sesc, há aulas de yoga, prática milenar oriunda da Índia Antiga, que visa restabelecer uma conexão com você mesmo através de um conjunto de técnicas aliando postura, respiração e meditação. Segundo o instrutor, Nello Baia Juniore, a modalidade é indicada para todas as idades. “Todos precisamos nos sentar, parar, perceber a nossa respiração e perceber o nosso corpo”, explica.

 Além disso, para quem participa do yoga, garante contribuir para sua saúde mental e a controlar os níveis de estresse e ansiedade. Porém, Nello Baia Juniore faz um alerta: “O yoga não é um tratamento de doenças, mas é um grande coadjuvante no tratamento”, orienta.

Para praticar qualquer uma das modalidades oferecidas pelo Sesc em todo o Ceará, basta estar em dia com sua carteira Sesc (modalidades comerciário, conveniado e usuário) e ir ao setor de Relacionamento com Clientes para verificar dias, horários e valores. É necessário comprovar, por meio de atestado médico, que a pessoa está apta a praticar atividades físicas.

Você pode Gostar de:

Obesidade eleva risco de câncer: entenda oito processos biológicos que explicam relação com a doença

Sobrepeso coloca o corpo em estado de inflamação crônica e dá margem para tipos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *